Equipe santa-mariense aposta em rivalidade Gre-Nal para se consolidar no futsal gaúcho

Equipe santa-mariense aposta em rivalidade Gre-Nal para se consolidar no futsal gaúcho

Foto: AGF/Divulgação

Mesmo a mais de 280 km de distância, a rivalidade entre os dois gigantes do futebol de Porto Alegre também divide a preferência dos santa-marienses. Ciente desta realidade, a Associação Grenal de Futsal (AGF) foi criada, em junho de 2019, por um grupo de amigos que, por torcerem tanto para Grêmio como para Inter, decidiram se unir em prol de uma mesma equipe. Até mesmo o vermelho e o azul vivem em harmonia no uniforme do time. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Atualmente, a equipe não possui sede física, funcionando a partir da residência de um dos diretores. Segundo Leonel Souza, presidente da AGF, a diretoria é composta por seis integrantes, mas busca agregar mais pessoas a cada ano para fortalecer e desenvolver a associação.

A AGF é filiada às três principais entidades do futsal no Estado: a Federação Gaúcha de Futsal (FGFS), a Liga Gaúcha de Futsal e a Liga Sulriograndense. Nesta temporada, o time disputa a Série Bronze da Liga Sul Riograndense, com treinos realizados duas vezes por semana no Ginásio Oreco, cedido por meio de parceria com a prefeitura de Santa Maria.

Equipe já está classificada para as quartas da Série Bronze da Liga Sul RiograndenseFoto: AGF/Divulgação

Até aqui, a equipe santa-mariense soma 10 pontos, com três vitórias, um empate e uma derrota nos cinco primeiros jogos. Com isso, a AGF já está matematicamente classificada para a próxima fase, mas ainda precisa cumprir a rodada restante para concluir a fase de grupos e conhecer seu próximo adversário. A próxima partida, a última da primeira fase, será em Santa Maria. No domingo (27), enfrenta o União Formigueirense, de Formigueiro, às 16h. O local do confronto será o Ginásio Oreco, no Bairro Tancredo Neves.

Nas últimas duas temporadas, a equipe também havia disputado a Superliga Rede Sul Energia Solar de Futsal Pro. Em 2023 e 2024, a AGF alcançou as semifinais da competição municipal. Em 2025, decidiu não participar, para focar na Série Bronze da Liga Sul Riograndense. Para os próximos anos, o time segue em busca de consolidação no cenário estadual e aposta em uma boa campanha para seguir avançando na atual edição.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

“O jiu-jitsu me salvou”: santa-mariense quer transformar o sonho de ser campeão mundial em realidade Anterior

“O jiu-jitsu me salvou”: santa-mariense quer transformar o sonho de ser campeão mundial em realidade

Inter-SM busca empate contra Brasil-Far e fica a uma vitória de classificação na Divisão de Acesso Próximo

Inter-SM busca empate contra Brasil-Far e fica a uma vitória de classificação na Divisão de Acesso

Esportes